Deixar marcas na história do mundo
Bladzijden: 224
Deixar marcar na história do mundo reúne de maneira sistemática o conteúdo de propostas da experiência cristã concebida e vivida conforme o carisma de Comunhão e Libertação. Trata-se da reunião de falas de Dom Giussani em várias ocasiões, particularmente durante conversas com responsáveis do próprio Movimento na década de noventa.
Tais aprofundamentos foram reunidos e ordenados a partir de palavras-chave que representam os passos fundamentais de um caminho cristão. Acima de tudo, a afirmação central é a de que o cristianismo é um acontecimento imprevisto e imprevisível: é o anúncio de que o Mistério se fez homem, nascido de mulher num determinado lugar e num determinado tempo. A forma com que Deus entrou em relação com o homem para salvá-lo é um acontecimento, um fato histórico, não um pensamento ou um sentimento religioso vago. É essa forma que abre a razão do homem e move sua afeição ante uma Presença excepcional e, mesmo assim, integralmente humana.
O acontecimento de Cristo permanece na história através da companhia daqueles que Ele identifica a si no Batismo. Esse gesto assinala o início de um protagonista novo na história do mundo. É um eu novo, cuja dimensão é o pertencer a um sujeito histórico preciso: o povo daqueles sobre os quais “Seu nome foi invocado” (Jr 14,9), atores de uma luta apaixonada para afirmar em toda e qualquer circunstância da vida o Significado pelo qual vale a pena viver tudo. Seu rosto mais completo é o da misericórdia que se afirma sempre, mesmo acima de todas as possibilidades ruins da história.